terça-feira, 24 de maio de 2011

Semana Acadêmica

Aqui a semana acadêmica é diferente do Brasil, onde temos uma série de palestras e workshops, em Portugal tem muita festa com atrações nacionais e internacionais. Fui ao primeiro dia de festa, onde ocorreu a serenata, no domingo. Os caloiros vestiram pela primeira vez o seu traje acadêmico. Então, estavam todos trajados, veteranos e caloiros, preservando esta tradição. Na terça tive o jantar do meu curso, mas não acabei indo aos shows da noite. Quarta foi o famoso desfile da cerveja, onde litros e mais litros foram derramados por toda a cidade. Eu não iria participar, até que fui surpreendido pelos meus colegas enquanto filmava o carro do meu curso. Deixei minha câmera com minhas colegas do Brasil que estavam a me acompanhar, e subi pro carro para tomar aquele banho e ficar todo grudento, a cidade cheirava a cerveja . Fui somente na Sexta-feira novamente ao recinto onde ocorria a semana acadêmica, assistir a um show de uma banda portuguesa de hard core muito conhecida aqui, os Tara Perdida.




Fátima

Na outra semana voltei a caminhar, desta vez até Fátima, que fica a 20km de Leiria, mas pegamos um caminho errado e andamos 10 km a mais. Foram 5 horas e meia caminhando, saindo as 5 da manhã. O caminho era bonito, entre as montanhas, o que fez valer a caminhada. Fátima é um lugar muito visitado por muitas pessoas, pois há uma história sobre a aparição de Nossa Senhora de Fátima para 3 crianças, onde tornou-se então, um local sagrado, onde a principal atividade é o turismo e comércio religioso. No dia que fomos, 13 de maio, estava sendo celebrada a aparição, por isso havia muitas pessoas, pagadores de promessas e peregrinos. A volta foi de autocarro, pois tinhamos que chegar a tempo de assistir as aulas.


Formatura


No dia seguinte estivemos prestigiando a celebração dos finalistas, que terminariam o curso ao fim do ano letivo. Todos vestiam seus tradicionais trajes acadêmicos e receberiam a pasta com suas fitas. Para o azar dos finalistas, fazia muito calor, uma vez que seus trajes eram pretos. As fitas são recordações, onde cada finalista escolhe pessoas para escreverem uma dedicatória na mesma. Eu tive a oportunidade de escrever um para meu grande amigo e vizinho Zé. Achei muito interessante esta tradição, pois é uma linda recordação dos tempos acadêmicos, em que os estudantes vivem como irmãos, dividindo residências, longe de suas famílias. Nada melhor que o discurso do colega Faisca!




Erasmus Day

No último sábado, participamos da excurssão organizada pelo IPL para os Erasmus. Nós, apesar de não sermos Erasmus (intercâmbio entre estudantes europeus), somos intercambistas, então estávamos convidados para o passeio. Visitamos algumas belas praias portuguêsas (São Pedro de Moel, Nazaré e Peniche), ofereceran-nos um delicioso almoço, cantamos enquanto estávamos no autocarro, isso me lembrou muito as excursões dos tempos do colégio. Era lindo de ver aquele autocarro, com pessoas de todos os tipos, europeus, americanos, africanos, todos felizes e celebrando a amizade. Muito obrigado ao IPL por este momento de integração.


Maio também foi um mês de aniversários de alguns amigos e colegas, como também em Leiria, acontecia a Feira de Maio, com parque de diversões e muitas lojas de artesanato, entre outros. Nesta segunda-feria, nossa colega Taís nos deixou, pois teve de voltar ao Brasil para resolver alguns problemas. Estamos todos torçendo para que dê tudo certo. Para nós que ficamos, ainda restam 2 meses, o tempo passou rápido e creio que vai passar mais ainda nestes próximos meses, pois serão dias de muitas viagens. Nesta semana estou indo a Paris, visitar o amigo Marcelo que está organizando a festa do Abaquar no sábado, já que é o presidente da ong. Em seguida, já fico no aeroporto rumo à Marrocos. Após as viagens, virei registrar no blog alguns momentos dos passeios.

Desejos a todos, dias de muita positividade e força para ir atrás de seus sonhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário