quinta-feira, 14 de abril de 2011

Os dias tem passado rápido por aqui, tento aproveitar ao máximo para conhecer bem a cultura do país, uma vez que os meus colegas e os estudantes em geral, vem de muitos lugares de Portugal.

Participei de um arraial organizado pela malta (galera) do IPL em uma praça aqui em Leiria, ao som de música "pimba". Achei muito parecido com as festas de baile do Brasil, principalmente as da região em que vivo.


Nesta mesma semana, recebi a visita de uma grande professora, que veio representar o Brasil na conferência internacional de Marketing aqui no IPL, minha professora da Univates, Elizete Kreutz. Tomamos um chimarrão para celebrar a cultura gaúcha. Conhceci também seu sócio do projeto de Observatório de Marcas, professor Francisco Mas do Chile, que além de ser um grande professor/palestrante, é uma pessoa muito bacana. (me encontre no público)

No sábado fui a um festival de tunas acadêmicas, a Real Festa. Um verdadeiro espetáculo de boa música e muita emoção, onde alguns riam, outros choravam, a ouvir a interpretação dessas equipes muito bem ensaiadas. O tema do festival era os descobrimentos, o Brasil não poderia ficar de fora dessa. O único detalhe desfavorável foi o tempo, pois ficamos das 20 hs até as 2hs, estávamos quase dormindo ao final das apresentações, mas valeu muito a pena, já que foi um show de muita cultura portuguesa.



Terça-feira tivemos um momento de confraternização com os colegas do curso de Marketing, num jantar muito divertido, onde estavam todos muito animados. Foi outra noite cultural, tanto na gastronomia, quanto nos costumes e celebrações ao longo do jantar, que tem o objetivo de integrar os colegas. A seguir fomos ao terreiro (não é de Umbanda), onde os universitários se reúnem para se divertir a noite e tomar alguns baldes (copos de cerveja de meio litro).

No último final de semana fui a um parque de merendas, onde estava a ser celebradocom um churrasco o aniversário de uma colega, o lugar era muito lindo, tive de improvisar meu cardápio, pois churrascos não costumam me apetecer. Durante a noite conversei muito com as pessoas, sobre a cultura dos países e é claro, muita música, que é o que mais me atrai nos povos do mundo.

Tenho praticado caminhadas durante as semanas, pois estou a me preparar para percorrer mais de 200km a pé. No feriado de páscoa, sairei do Porto, rumo à Santiago de Compostela, pelo caminho português. Um percurso que há muito tenho vontade de fazer. Fiquei preocupado para onde ir na Páscoa: Londres, Paris, Milão, Marraqueche? Então, ao procurar por passagens aéreas baratas, eis que surge os Caminhos de Santiago aos meus pensamentos, creio que seja o som a me chamar, para percorrer pelos caminhos do mundo, sentindo a vibração da vida, a simplicidade do caminhar, pensar na vida, meditar, ver belas paisagens, sem se preocupar com o destino, pois é no caminho que estão as mais belas e profundas melodias do universo.

Em breve, publicarei aqui a minha experiência em Santiago, que o som nos guie por caminhos bonitos, onde quer que estejamos, pois se seguirmos o caminho do som, não nos perderemos.

Positividade a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário